Destaque

Meu Orçamento
Você adicionou a sua lista de orçamento. O que deseja fazer agora?
Continuar Orçando! Fechar Orçamento!

Tecnologia

Por que aço inox na agricultura?

Uso do aço inoxidável agrega valor na lavoura devido à durabilidade dos equipamentos e ao fim das dores de cabeça com manutenção desnecessárias

26/09/2020 ás 11h09

Compartilhe:

Na década de 1980, o engenheiro e fundador da Zanoni Equipamentos, Sérgio A. Zanoni, iniciou sua carreira no setor de aviação agrícola. Trabalhando com a manutenção da frota da Teruel Aviação Agrícola, que na época era uma das maiores empresas de aplicação aérea do Brasil, logo percebeu a necessidade de equipamentos de pulverização com maior durabilidade. Naquela época, as aeronaves agrícolas eram todas equipadas com sistemas de pulverização de alumínio, que, apesar de mais leves, apresentavam baixa resistência à corrosão causada por agroquímicos.

Alguns anos depois, ele e sua esposa Graziela fundaram a Zanoni Equipamentos Agrícolas, com o objetivo de trazer inovações para a aviação agrícola por meio da utilização de equipamentos de aço inoxidável. Inicialmente, os pilotos brasileiros relutaram em usar esses produtos devido ao seu peso superior em relação ao alumínio, já que isso é um fator de muita relevância na aviação. Em pouco tempo, porém, os equipamentos da Zanoni caíram nas graças do mercado brasileiro, que logo percebeu as vantagens da utilização do aço inoxidável e hoje praticamente toda a frota brasileira, que possui mais de 2.000 aeronaves, utiliza equipamentos fabricados com esse material. Mesmo em aviões menores, como Ipanema, Cessna e Pawnee, o peso superior do aço inoxidável foi bem aceito, devido à sua longa vida útil para uso na agricultura.

Para se ter uma ideia, há parceiros da Zanoni com equipamentos em operação há mais de duas décadas, voando todos os anos. Durante anos, nossos amigos contaram piadas como “Sérgio, assim você não vai ficar rico, porque compramos o produto Zanoni e nunca mais precisamos trocá-lo”. Humor a parte, isso representa boa parte da nossa filosofia de trabalho: oferecer tecnologia de qualidade que garante durabilidade e eficiência na lavoura, buscando antes de qualquer coisa a satisfação dos operadores.

Mas o uso do aço inoxidável não significa aumento da rentabilidade apenas por causa da vida útil muito mais longa do equipamento. A alta resistência à corrosão do aço inoxidável também é associada com pouca manutenção e fácil limpeza. Tempo é dinheiro (e sucesso no controle de pragas) para a aviação agrícola, como todos sabemos. Com o uso do aço inoxidável, reduzimos consideravelmente os problemas durante as safras, que acabavam gerando dores de cabeça com reparos e perdas devido as diversas horas com a aeronave parada na oficina.

Porque o aço inoxidável é o material ideal para uso na agricultura?

Produtos como fertilizantes e pesticidas contêm sulfatos, cloretos e nitratos com alto potencial corrosivo, diminuindo a vida útil dos equipamentos que entram em contato direto com esses componentes químicos. Os últimos anos testemunharam um maior crescimento no desenvolvimento de produtos químicos para o uso de proteção de cultivos. Simultaneamente, houve um aumento do potencial de corrosão causada por herbicidas, pesticidas e fertilizantes. Estudos científicos maiores ainda precisam ser realizados para determinar com precisão a superioridade do aço inoxidável sobre outros materiais em termos de corrosão. Mas, além das evidências no "mundo real" relatadas por nossos parceiros, existem alguns estudos que também apontam nessa direção.

Uma pesquisa realizada há muito tempo por Charles Schreiber (da Dow Chemical Company), intitulada “Corrosão de Materiais Estruturais de Aeronaves por Produtos Químicos Agrícolas”, analisou o efeito de 33 agroquímicos em 29 materiais estruturais, concluindo que somente o aço inoxidável e um outro material específico (consideravelmente mais custoso) “ofereceram proteção completa de todas as soluções investigadas” e que o alumínio foi totalmente danificados por certos produtos químicos agrícolas. Esses incluem cianamida, ácido tricloroacético (TCA), fertilizantes líquidos, 2,4,5-Triclorofenoxiacético (2,4,5-T), água (após um longo período de tempo), Aldrin, Dieldrin e Heptacloro.

Da mesma forma, em um estudo mais recente intitulado “Soluções para a corrosão causada por produtos químicos agrícolas”, Eker e Yuksel destacam que o aço inoxidável sofre uma corrosão 521 vezes menor que o alumínio em se tratando de fertilizantes líquidos e que “dos materiais mais comuns, o aço inoxidável é destacadamente o mais resistente para uso com herbicidas e pesticidas”.

Estudos sobre a corrosão de materiais causada por agroquímicos devem ser realizados constantemente e ainda há um longo caminho para sabermos mais sobre o assunto e desenvolvermos melhores tecnologias. A Zanoni Equipamentos investe constantemente em pesquisas sobre a durabilidade de materiais, buscando oferecer produtos da mais alta qualidade aos pilotos agrícolas. Ao longo dos anos, aprimoramos a composição de nossos equipamentos, estando sempre de olho nas novidades do mercado de materiais e nos avanços científicos nessa área. Convidamos todos os pesquisadores interessados em contribuir com o assunto a compartilhar experiências e dados conosco, mantendo nosso compromisso em sempre trazer inovações que agreguem valor aos nossos parceiros.

Por que aço inox na agricultura?

 

 

Compartilhe:

Tecnologia

Zanoni Equipamentos © 2020 - Todos os direitos reservados.