ROTATIVOS ZANONI

Meu Orçamento
Você adicionou a sua lista de orçamento. O que deseja fazer agora?
Continuar Orçando! Fechar Orçamento!

Atomizadores Rotativos Zanoni

 

A Zanoni Equipamentos iniciou o desenvolvimento de atomizadores rotativos em meados da década de 2010, a pedido de seus parceiros da aviação agrícola brasileira. Devido à demanda por bicos mais eficientes e resistentes no Brasil, a empresa vem fabricando uma linha completa desse tipo de equipamento, trazendo para o mercado a tradicional durabilidade da marca Zanoni. Após um trabalho de muita pesquisa e diálogo com os operadores aeroagrícolas, três modelos foram lançados e um quarto encontra-se em desenvolvimento, a fim de satisfazer as diferentes necessidades da aplicação aérea:

ROTATIVOS ZANONI

     
O sucesso apresentado pelo produto gerou uma nova frente de trabalho dentro da Zanoni Equipamentos. Por apresentar características mecânicas e uma eficiência agronômica com padrões de excelência, os rotativos Zanoni passaram a ser procurados por grande parte da nossa rede global de parceiros. Esse equipamento tem sido visto como uma das tecnologias mais apropriadas para a aplicação de inseticidas e fungicidas nas lavouras brasileiras, além de ser utilizados para algumas aplicações especiais que requerem parâmetros diferenciados, como controle de mosquitos nos EUA, controle de pragas florestais no Canadá e controle de gafanhotos na África e Oriente Médio.   ROTATIVOS ZANONI

 

 

 

 

 

 

 

Características Mecânicas

Após anos de estudo, os atomizadores rotativos Zanoni Equipamentos® foram desenvolvidos através de procedimentos de alta qualidade e precisão, utilizando materiais resistentes aos produtos mais corrosivos usados na pulverização aérea. São equipados com uma tela cilíndrica em inox e estão disponíveis em vários modelos de malha, capazes de produzir o espectro de gotas necessário para cada tipo de operação:

  • Durabilidade do aço inoxidável e da marca Zanoni Equipamentos;
  • Rolamentos, alojamento dos rolamentos e suporte do rotativo com alta resistência;
  • Telas fortes, que facilitam a limpeza do equipamento;
  • Fácil manutenção;
  • Diferentes tipos de telas e de pás de hélice, para diferentes demandas de acordo com cada tipo de aplicação;
  • Disco defletor para garantia de alta qualidade no espectro de gotas;
  • Válvula reguladora de vazão (VRU) de esfera, 100% em aço inoxidável, garantindo precisão ao longo dos anos;
  • Possibilidade de trabalhar com alta vazão através de sistema de dupla alimentação;
  • Linha de produção com alto padrão de regularidade nas peças e garantia através de controle de qualidade.
  ROTATIVOS ZANONI

 

ROTATIVOS ZANONI

 

Respaldo Científico

Desde o início do trabalho na linha de atomizadores rotativos, a Zanoni Equipamentos mantém um diálogo constante com agrônomos e demais cientistas, na busca de aperfeiçoar a qualidade na aplicação aérea. Diversas pesquisas, em campo e em laboratório, têm sido financiadas pela empresa, oferecendo dados precisos a nossos parceiros com relação ao espectro de gotas proporcionado pelos rotativos Zanoni.

Trabalhos vêm sendo desenvolvidos junto a alguns dos maiores especialistas do mundo nas áreas de pulverização aérea, de aplicação em baixo volume e da ciência da gota. Todos eles têm indicado que o atomizador rotativo da marca apresenta padrões seguros e confiáveis para as mais variadas condições de aplicação, incluindo diferentes tipos de aeronaves e diferentes tipos de produtos.

ROTATIVOS ZANONI

Espectro de gotas

Apesar da preocupação inicial com o tamanho de gotas oferecidos por tecnologias de pulverização normalmente ser o seu diâmetro mediano volumétrico (DMV), a qualidade da aplicação está relacionada principalmente a uniformidade do espectro de gotas e a não existência de gotas muito finas ou gotas muito grossas.

Um bico pode conseguir oferecer um DMV indicado para um determinado tipo de aplicação, porém, caso ele não apresente uma baixa amplitude relativa (AR), a qualidade da aplicação ficará comprometida devido às perdas de gotas muito finas ou muito grossas. Dessa forma, não basta um determinado bico oferecer diferentes configurações para variados DMVs sem que a amplitude relativa se mantenha baixa em suas variadas regulagens. 

Tamém é importante levar em consideração o indicador chamado de Dv01, que mensura o diâmetro qual 10% do volume que foi pulverizado com gotas menores que ele (ou seja, os 10% de gotas muito finas, suscetíveis a deriva). Recomenda-se uma aplicação com DV01 acima de 100 micra para aplicações de inseticidas e fungicidas e de 150 micra para herbicidas.

  ROTATIVOS ZANONI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além dos testes realizados em campo indicarem que os rotativos Zanoni apresentam um padrão de excelência nos indicadores mencionados acima, inovamos ao trazer para o Brasil a primeira calculadora para previsão do espectro de gotas. Com essa ferramenta, é possível obter uma aproximação dos diferentes parâmetros (DMV, AR, Dv01 e Dv09) oferecidos pelos três rotativos Zanoni (M2.5, M3 e M14), em diferentes configurações do equipamento e em diferentes velocidades de voo.

O trabalho é resultado de um grande projeto de pesquisa realizado no túnel de vento do Laboratório de Tecnologias de Aplicação de Pesticidas, da Universidade de Nebraska-Lincoln. Conduzido por alguns dos principais especialistas do mundo na área da ciência da gota (com enfoque agronômico), o estudo oferece uma grande base de dados para auxiliar os parceiros da aviação agrícola brasileira.

 

Posicionamento de bicos e uniformidade ao longo da faixa

Além do espectro de gotas, informações sobre o posicionamento dos bicos e determinação da faixa aplicada são de grande importância para a pulverização aérea, já que a adequação da faixa garante a inexistência de fito toxidez na cultura (devido à sobreposição de faixas) e evita as falhas no controle de pragas e doenças. O ideal para uniformidade da faixa, que é calculada pelo indicador CV é que seja sempre inferior a 20% e, quanto menor ele for, mais uniforme e efciente é a aplicação.

Em parceria com o PhD Henrique Campos (Sabri), a Zanoni Equipamentos vem realizando uma grande quantidade de pesquisas em campo para avaliar quais são as melhores configurações possíveis com cada rotativo Zanoni em cada tipo específico de aeronave agrícola. Os dados sobre as faixas ideais para cada tipo de regulagem do rotativo Zanoni são oferecidos para cada um dos clientes de acordo com a disponibilidade das informações.

 

Parceria Zanoni/SABRi

Além do trabalho de pesquisa em conjunto, realizado para oferecer mais informações aos nossos clientes, a Zanoni Equipamentos e a SABRi possuem uma parceria para disponibilizar a melhor assistência agronômica possível aos operadores dos rotativos Zanoni. Nossos clientes possuem um preço especial para a contratação da Clínica de Aeronaves e para aquisição de kits Clínica de Aeronaves, tendo também acesso à assessoria agronômica online dos engenheiros Henrique Campos e José Luis Santos.

A Clínica de Aeronaves Agrícolas DoPro auxilia na determinação da faixa de aplicação pela aeronave, na verificação de perdas de distribuição do produto, no dimensionamento do potencial de deriva e na caracterização do tamanho das gotas. O trabalho é feito na base do cliente com uma série de tecnologias especiais desenvolvidas pelo Departamento de Agricultura Americano (USDA). Além da Cliníca DoPro, os operadores dos rotativos Zanoni têm acesso a um desconto especial para aquisição de kits de avaliação de suas aeronaves, realizando o trabalho de coleta de dados por conta própria para posterior análise dos especialistas em aplicação aérea. O kit Clínica de Aeronaves permite a avaliação a distância. Com auxílio de um aplicativo o interessado coleta a amostra de deposição da aeronave e envia para o laboratório de análises. Após análise o laudo é apresentado no aplicativo e também pode ser acessado pelo adesivo QRCode disponibilizado para a aeronave. A parceria Zanoni/SABRi também oferece um canal de comunicação constante dos usuários com nosso time, para obtenção de assistência técnica (agronômica e mecânica), saneamento de dúvidas e compartilhamento de informações e experiências entre pilotos e técnicos.

Links úteis:

 

 

 

Zanoni Equipamentos © 2021 - Todos os direitos reservados.