ROTATIVOS ZANONI

Meu Orçamento
Você adicionou a sua lista de orçamento. O que deseja fazer agora?
Continuar Orçando! Fechar Orçamento!

ATOMIZADORES ROTATIVOS ZANONI 

A Zanoni Equipamentos iniciou o desenvolvimento de atomizadores rotativos em meados da década de 2010, a pedido de seus parceiros da aviação agrícola brasileira. Devido à demanda por bicos mais eficientes e resistentes no Brasil, a empresa vem fabricando uma linha completa desse tipo de equipamento, trazendo para o mercado a tradicional durabilidade da marca Zanoni. Após um trabalho de muita pesquisa e diálogo com os operadores aeroagrícolas, três modelos foram lançados e um quarto encontra-se em desenvolvimento, a fim de satisfazer as diferentes necessidades da aplicação aérea:

ROTATIVOS ZANONI

     
O sucesso apresentado pelo produto gerou uma nova frente de trabalho dentro da Zanoni Equipamentos. Por apresentar características mecânicas e uma eficiência agronômica com padrões de excelência, os rotativos Zanoni passaram a ser procurados por grande parte da nossa rede global de parceiros. Esse equipamento tem sido visto como uma das tecnologias mais apropriadas para a aplicação de inseticidas e fungicidas nas lavouras brasileiras, além de ser utilizados para algumas aplicações especiais que requerem parâmetros diferenciados, como controle de mosquitos nos EUA, controle de pragas florestais no Canadá e controle de gafanhotos na África e Oriente Médio.   ROTATIVOS ZANONI

 

 

 

 

 

 

 

 

Características Mecânicas

Após anos de estudo, os atomizadores rotativos Zanoni Equipamentos® foram desenvolvidos através de procedimentos de alta qualidade e precisão, utilizando materiais resistentes aos produtos mais corrosivos usados na pulverização aérea. São equipados com uma tela cilíndrica em inox e estão disponíveis em vários modelos de malha, capazes de produzir o espectro de gotas necessário para cada tipo de operação:

  • Durabilidade do aço inoxidável e da marca Zanoni Equipamentos;
  • Rolamentos, alojamento dos rolamentos e suporte do rotativo com alta resistência;
  • Telas fortes, que facilitam a limpeza do equipamento;
  • Fácil manutenção;
  • Diferentes tipos de telas e de pás de hélice, para diferentes demandas de acordo com cada tipo de aplicação;
  • Disco defletor para garantia de alta qualidade no espectro de gotas;
  • Válvula reguladora de vazão (VRU) de esfera, 100% em aço inoxidável, garantindo precisão ao longo dos anos;
  • Possibilidade de trabalhar com alta vazão através de sistema de dupla alimentação;
  • Linha de produção com alto padrão de regularidade nas peças e garantia através de controle de qualidade.
  ROTATIVOS ZANONI

 

ROTATIVOS ZANONI

 

Respaldo Científico

Desde o início do trabalho na linha de atomizadores rotativos, a Zanoni Equipamentos mantém um diálogo constante com agrônomos e demais cientistas, na busca de aperfeiçoar a qualidade na aplicação aérea. Diversas pesquisas, em campo e em laboratório, têm sido financiadas pela empresa, oferecendo dados precisos a nossos parceiros com relação ao espectro de gotas proporcionado pelos rotativos Zanoni.

Trabalhos vêm sendo desenvolvidos junto a alguns dos maiores especialistas do mundo nas áreas de pulverização aérea, de aplicação em baixo volume e da ciência da gota. Todos eles têm indicado que o atomizador rotativo da marca apresenta padrões seguros e confiáveis para as mais variadas condições de aplicação, incluindo diferentes tipos de aeronaves e diferentes tipos de produtos.

ROTATIVOS ZANONI ROTATIVOS ZANONI ROTATIVOS ZANONI ROTATIVOS ZANONI
Pesquisa conduzida por Alan McCracken com atomizdor rotativo Zanoni M3 em um Air Tractor 402 foi destaque na revista AgAir Update (setembro/2020). Pesquisa no Laboratório de Tecnologia de Aplicação de Pesticidas da Universidade de Nebraska-Lincoln (EUA) foi destaque na Atualização Agair (abril/2021). Trabalhos de parceiros da Zanoni com uso de aplicações aéreas em baixo volume foram destaques na revista AgAir Update (setembro/2021). Projeto realizado pelo doutor Henrique Campos com Zanoni M14 em um Ipanema 202 avaliou a qualidade das aplicações sobdiversos parâmetros.
ROTATIVOS ZANONI ROTATIVOS ZANONI ROTATIVOS ZANONI ROTATIVOS ZANONI
 Zanoni apoiou um ciclo de Clínicas de Aeronaves em diferentes empresas por todo o Brasil, em uma iniciativa que uniu pesquisa, treinamento e calibração pré-safra.  Projeto realizado por Rodrigo Franco Dias (UFSM, ConnectFarm) com M3 no Air Tractor AT402 avaliou a qualidade das aplicações em diversos parâmetros.  Atomizadores Zanoni foram apresentados na Convenção da NAAA (EUA) em 2021, onde também realizamos um seminário sobre tecnologias de aplicação aérea. Zanoni foi palestrante da 2ª Academia Brasileira de Tecnologias de Aplicação Aérea (IBRAVAG), onde discutimos perspectivas e desafios sobre uso do baixo volume.
ROTATIVOS ZANONI ROTATIVOS ZANONI ROTATIVOS ZANONI ROTATIVOS ZANONI
 Realizamos um projeto de pesquisa junto a um dos maiores produtores de soja e algodão do planeta, para o desenvolvimento de atomizadores a serem usados em aeronaves de alta velocidade. Pesquisas estão sendo realizadas com nossos atomizadores para controle de mosquitos (com aplicação de adulticida em ultra-baixo volume), com feedbacks positivos dos operadores norte-americanos.  Um projeto realizado no leste africano está usando atomizadores Zanoni para controle de gafanhotos, em trabalho liderado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Pesquisas em campo sobre espectro de gotas (conduzidas por operadores brasileiros) indicaram excelente desempenho dos atomizadores Zanoni em aeronaves turbo, incluindo Air Tractor e Thrush.

 

Espectro de gotas

Apesar da preocupação inicial com o tamanho de gotas oferecidos por tecnologias de pulverização normalmente ser o seu diâmetro mediano volumétrico (DMV), a qualidade da aplicação está relacionada principalmente a uniformidade do espectro de gotas e a não existência de gotas muito finas ou gotas muito grossas.

Um bico pode conseguir oferecer um DMV indicado para um determinado tipo de aplicação, porém, caso ele não apresente uma baixa amplitude relativa (AR), a qualidade da aplicação ficará comprometida devido às perdas de gotas muito finas ou muito grossas. Dessa forma, não basta um determinado bico oferecer diferentes configurações para variados DMVs sem que a amplitude relativa se mantenha baixa em suas variadas regulagens. 

Tamém é importante levar em consideração o indicador chamado de Dv01, que mensura o diâmetro qual 10% do volume que foi pulverizado com gotas menores que ele (ou seja, os 10% de gotas muito finas, suscetíveis a deriva). Recomenda-se uma aplicação com DV01 acima de 100 micra para aplicações de inseticidas e fungicidas e de 150 micra para herbicidas.

  ROTATIVOS ZANONI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além dos testes realizados em campo indicarem que os rotativos Zanoni apresentam um padrão de excelência nos indicadores mencionados acima, inovamos ao trazer para o Brasil a primeira calculadora para previsão do espectro de gotas. Com essa ferramenta, é possível obter uma aproximação dos diferentes parâmetros (DMV, AR, Dv01 e Dv09) oferecidos pelos três rotativos Zanoni (M2.5, M3 e M14), em diferentes configurações do equipamento e em diferentes velocidades de voo.

O trabalho é resultado de um grande projeto de pesquisa realizado no túnel de vento do Laboratório de Tecnologias de Aplicação de Pesticidas, da Universidade de Nebraska-Lincoln. Conduzido por alguns dos principais especialistas do mundo na área da ciência da gota (com enfoque agronômico), o estudo oferece uma grande base de dados para auxiliar os parceiros da aviação agrícola brasileira.

 

Links úteis:
 

 

 

 

Zanoni Equipamentos © 2024 - Todos os direitos reservados.