Destaque

Meu Orçamento
Você adicionou a sua lista de orçamento. O que deseja fazer agora?
Continuar Orçando! Fechar Orçamento!

Tecnologia

Alan Poulsen apresenta resultados do eletrostático Zanoni-Spectrum

Palestra foi realizada durante evento online promovido pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Uruguai, com apoio do SINDAG, ANEPA e FEARCA.

27/09/2021 ás 11h09

Compartilhe:

Durante o webminário "Diferentes Métodos de Aplicación Aérea en Uruguay", realizado no dia 13 de agosto, nosso parceiro Alan Poulsen apresentou alguns resultados do uso do sistema eletrostático Zanoni-Spectrum. O evento, que foi organizado por Orlando Ramos, contou com a participação de diversos especialistas em aplicação aérea da América do Sul.

Alan Poulsen é piloto agrícola desde 1979 e empresário do setor desde 1992, quando fundou a Taim Aero Agrícola. Em 2001, Alan introduziu o uso da tecnologia eletrostática na América do Sul, através de uma parceria com a Spectrum dos EUA, tornando-se pioneiro no assunto na região. Devido à amizade de longa data com a Zanoni, Alan costurou uma parceria entre nós e a empresa norte-americana, para que passássemos a fabricar o equipamento aqui no Brasil. Durante a apresentação "Aplicação aérea com eletrostática: novos desenvolvimentos no Brasil", Alan detalhou melhor o funcionamento do sistema e os resultados de algumas pesquisas científicas que temos realizado.

Funcionamento do sistema: fatos e mitos

O sistema eletrostático funciona com uma ponta cone vazio e com um eletrodo que oferece uma carga de até 16 mil volts. Para cada tipo de aplicação/produto, controla-se a voltagem para garantir uma amperagem entre 350 a 400 miliamperes:

Alan Poulsen apresenta resultados do eletrostático Zanoni-Spectrum

Ao passar pelo eletrodo, as gotas pulverizadas são carregadas eletrostaticamente. Essa carga garante uma maior uniformidade no tamanho das gotas: durante a aplicação, as gotas se repelem e não se chocam. Ao impactar as plantas, o mesmo acontece. Os dois processos garantem que gotas maiores não sejam formadas:

Alan Poulsen apresenta resultados do eletrostático Zanoni-Spectrum

Além disso, a carga eletrostática garante uma melhor deposição e uma melhor cobertura na planta, alcançando partes do alvo que normalmente não são atingidas por aplicações convencionais:

Alan Poulsen apresenta resultados do eletrostático Zanoni-Spectrum

Mitos

Durante a apresentação, Alan destacou um dos principais mitos da aplicação eletrostática: a não existência de deriva. O piloto ressaltou que a tecnologia apenas contribui para a redução dos riscos, mas que não se trata de uma solução mágica (como muita gente acredita). Todos as boas práticas de aplicação aérea continuam sendo exigidas, como o respeito às condições metereológicas e a manunteção adequada do sistema, que exige alguns cuidados especiais para seu bom funcionamento. O que a tecnologia eletrostática oferece é uma melhor eficiência na aplicação, com maior concentração do produto no alvo.

Investigação científica: deriva, espectro de gotas e experiência pessoal

Alan também apresentou o resultado de algumas pesquisas que vem realizando com o novo sistema eletrostático.

Potencial de Deriva

Uma delas foi realizada em 2016. Um grupo de engenheiros agronômicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), liderado pelo profesor Tellechea Martini, conduziu um trabalho na Taim, em Pelotas. O grupo comparou uma aplicação eletrostática com 5L/Ha e aplicações convencionais com 15L/Ha e 20L/Ha, todos com uma calda composta por fungicida azoxistrobina + óleo mineral parafínico. Foi avaliada a concentração do produto em vários pontos, de 50 metros antes da faixa de aplicação a 300 metros depois da faixa (na direção do vento):

Alan Poulsen apresenta resultados do eletrostático Zanoni-Spectrum

Os resultados indicaram: (1) uma maior concentração do produto na faixa de aplicação e (2) um potencial de deriva menor.

Alan Poulsen apresenta resultados do eletrostático Zanoni-Spectrum

A pesquisa recebeu o "prêmio científico" do SINDAG no congresso brasileiro da aviação agrícola de 2021. Mais detalhes podem ser encontrados no artigo Pesticide drift from aircraft applications with conical nozzles and electrostatic system.

Espectro de gotas e faixa de aplicação

Outra pesquisa foi conduzida em 2020. O trabalho foi realizado pelo PhD Henrique Campos (da Sabri) para avaliação do espectro de gotas e para avaliação da uniformidade ao longo da faixa de aplicação. A aplicação foi realizada com um Ipanema 202, utilizando cargas negativas em ambas as barras, cargas positivas em ambas as barras e um tipo de carga em cada uma das barras.

Os melhores resultados foram obtidos com ambas cargas negativas, oferecendo um DMV de 159,40 µm, uma amplitude relativa de 0,98 (grande uniformidade no tamanho de gotas) e uma densidade de 101,33 N/cm², oferecendo resultados com qualidade superior à aplicação convencional.

Alan Poulsen apresenta resultados do eletrostático Zanoni-Spectrum

Com uma faixa efetiva de 16-18 metros, o uso do sistema também indicou uma excelente uniformidade ao longo da faixa de aplicação, com coeficiente de variação (CV) de 7% para carrossel ("racetrack") e coeficiente de variação (CV) de 9% para vai e vem ("back and forth").

Alan Poulsen apresenta resultados do eletrostático Zanoni-Spectrum

Experiência Pessoal

Além das pesquisas, Alan destacou sua experiência pessoal com o uso da tecnologia. O piloto destacou que obteve melhores resultados em diferentes tipos de cultivo (incluindo arroz e soja no Rio Grande do Sul, algodão no Mato Grosso e abacate no Chile), com diferentes tipos de aplicação (fungicida, inseticida, adubo foliar e herbicida). Além da maior eficiência agronômica e capacidade de redução do uso de produtos fitossanitários para alcançar os mesmos resultados, ressaltou que teve ganhos operativos devido ao menor uso de água e possibilidade de fazer uma maior área em um único vôo.

Alan Poulsen apresenta resultados do eletrostático Zanoni-Spectrum

Novos projetos

Por fim, Alan terminou a apresentação mencionando alguns novos projetos em andamento pela parceria Zanoni-Spectrum-Taim. O sistema será avaliado em breve em um laboratório nos EUA, para análise de diferentes parâmetros de aplicação e para certificação junto a USDA. Além disso, alguns novos tipos de bicos já estão em desenvolvimento para atender algumas demandas especiais no Brasil.

Compartilhe:

Tecnologia

Zanoni Equipamentos © 2021 - Todos os direitos reservados.