Destaque

Meu Orçamento
Você adicionou a sua lista de orçamento. O que deseja fazer agora?
Continuar Orçando! Fechar Orçamento!

Tecnologia

Comporta Zanoni agora com regulagem para aplicação de sólidos

Novos desenvolvimentos tornaram o nosso equipamento o mais versátil na aviação agrícola global. Além de ser possível regular a sua abertura de dentro da cabine, agora é possível integrá-la ao DGPS Agnav para a dispersão de fertilizantes e sementes.

19/04/2024 ás 19h04

Compartilhe:

A comporta hidráulica Zanoni foi desenvolvida inicialmente para equipar aeronaves agrícolas para o combate a incêndio, aumentando a velocidade da descarga em relação às caixas de alijamento convencionais. A tecnologia se destacou no mercado devido à sua versatilidade, possibilitando que a mesma configuração da aeronave fosse compatível com a aplicação de defensivos agrícolas e com o trabalho de luta contra o fogo com máxima eficiência. 

Após a sugestão de diversos parceiros, temos buscado aperfeiçoar ainda mais o equipamento, oferecendo novas características que possam auxiliar também o trabalho de dispersão de sólidos. Dessa forma, a comporta Zanoni passa a ser a única tecnologia disponível no mercado mundial da aviação agrícola que permite a realização dos três trabalhos: aplicação de defensivos líquidos, combate a incêndio com efetividade e dispersão de sólidos.

Sistema manual de regulagem de abertura

Inicialmente desenvolvemos um sistema mecânico de regulagem de abertura da comporta. O primeiro modelo havia sido oferecido para regulagem de fora da cabine, apenas com a aeronave parada no solo. Agora em 2022 passamos a oferecer um sistema de regulagem mecânico de dentro da cabine, semelhante ao da caixa de alijamento convencional. Com essa nova funcionalidade, é possível controlar mecanicamente durante o voo o quanto a comporta abre em cada acionamento. Para o combate a incêndio, viabiliza-se a modificação dos tipos de lançamento (ou "combate direto" ou "aceiro") mesmo após a decolagem. Para a dispersão de sólidos, garantimos agora a calibração da vazão (ainda superficial) durante a aplicação e desobstrução da tampa no caso de formação de entupimentos causados por fertilizantes ou sementes.

Dispersores

Devido à diferença de nossa comporta em relação à caixa de alijamento convencional (os braços que movimentam a abertura da tampa são mais robustos, para oferecer maior velocidade no trabalho), precisamos realizar algumas adaptações para ajustar os dispersores de sólidos que atualmente existem no mercado. Além de oferecer a parte central do dispersor de sólidos (Z 40227 - compatível com as asas dos dispersores de outras marcas), temos trabalhado em parceria com os fabricantes desses equipamentos para que eles possam oferecer a melhor solução para os pilotos brasileiros.

DGPS e Agnav

Em continuidade com nossa parceria com a Agnav, temos trabalhado para automatizar a comporta. O primeiro desenvolvimento nessa linha foi a criação de uma ferramenta abre/fecha para integrar a comporta Zanoni ao polígono do sistema. Essa opção de instalação já está disponível, através dos nossos parceiros da DGPS e Cia.

Além dessa primeira funcionalidade, está em desenvolvimento um sistema 100% integrado ao Agnav Platinum. O controle de abertura passará a ser realizado de forma mais precisa (com informação em tempo real do quanto a comporta está aberta) e será possível o trabalho de dispersão de sólidos com taxa variável determinado pelo DGPS.

Compartilhe:

Tecnologia

Zanoni Equipamentos © 2024 - Todos os direitos reservados.