Destaque

Meu Orçamento
Você adicionou a sua lista de orçamento. O que deseja fazer agora?
Continuar Orçando! Fechar Orçamento!

Tecnologia

Uniformidade de gotas dos rotativos M3 ganha destaque

Atomizadores Zanoni com malha M3 têm recebido elogio de pilotos e agrônomos devido à uniformidade de gotas oferecida pelo equipamento

27/09/2020 ás 12h09

Compartilhe:

Demoramos um pouco a entrar no mercado de bicos rotativos, pois nos faltava conhecimento agronômico no assunto, e iniciamos a fabricação dos atomizadores há poucas safras, a pedido de alguns de nossos parceiros que se queixavam de problemas relacionados com esse tipo de equipamento aqui no Brasil. Após alguns anos de trabalho em campo em conjunto com operadores, o atomizador rotativo Zanoni foi aos poucos sendo aprimorado para oferecer uma aplicação precisa e eficiente para o piloto agrícola, buscando oferecer um amplo espectro de gotas da maneira mais uniforme possível.

Buscando aprimorar o equipamento constantemente e ouvindo diversas queixas sobre a falta de uniformidade na pulverização (inclusive dos primeiros protótipos de nossos próprios rotativos), temos nos empenhado em oferecer o atomizador mais eficiente em termos de distribuição do tamanho de gotas. A uniformidade delas é mensurada pela amplitude relativa (AR), importante indicador para a qualidade das aplicações, que afeta tanto a sua eficiência biológica quanto o potencial de deriva. Quanto mais uniforme for o espectro, menor é a sua amplitude relativa.

Os rotativos Zanoni com malha M3 têm recebido diversos comentários positivos com relação a esse tópico.

Em um teste realizado por Rodrigo Franco Dias (UFSM, ConnectFarm) numa aeronave Air Tractor (com velocidade média de 140 mph) foram encontradas amplitudes relativas bastante apropriadas, segundo os parâmetros indicados por agrônomos especialistas nessa área. A pesquisa conduzida no Rio Grande do Sul analisou o espectro de gotas com base em três vazões (5L/Ha; 10L/Ha; e 15L/Ha) sob 3 tipos de regulagens diferentes do equipamento (alta, média e baixa rotação). Oferecendo um diâmetro mediano de gotas (DMV) entre 130µm e 200µm (a depender da calibração desejada), o rotativo apresentou as seguintes amplitudes relativas:

Uniformidade de gotas dos rotativos M3 ganha destaque

Agora no mês de setembro, o mesmo modelo de equipamento foi destaque na revista AgAir. Testes com rotativos Zanoni M3 foram realizados por Alan McCracken em um AT402 do Grupo Piaia, no Piauí. O renomado agrônomo, autor da matéria de capa desse mês na revista, destaca que houve "uma distribuição quase perfeita de tamanhos de gotas para inseticidas e fungicidas usando baixos volumes, com um volume mínimo de gotas abaixo de 150 micra e uma porcentagem baixa acima do máximo ideal de 350 micra". Além da matéria publicada na revista, o especialista nos enviou um elogio em relação à uniformidade de gotas apresentada pelo equipamento e também pela qualidade da válvula reguladora de vazão (VRU).

Os dois testes, assim, confirmam as experiências relatadas por nossos parceiros, de que os rotativos Zanoni têm apresentado um padrão de excelência em relação à uniformidade de gotas, com a tradicional durabilidade de nossos equipamentos.

Mesmo apresentando resultados já bastante satisfatórios em termos de durabilidade e eficiência, continuamos buscando aprimorar nossos atomizadores rotativos. Mais recentemente, lançamos também a malha M14, que irá disponibilizar um outro tipo de espectro de gotas ao piloto agrícola. Alguns testes já foram realizados, outros estão programados e os resultados serão disponibilizados em breve.

Agradecemos a cada um de nossos parceiros que estiveram e ainda estão envolvidos com o desenvolvimento do rotativo Zanoni e depositam a sua confiança em nosso trabalho. Reforçamos que nossas portas estão sempre abertas para ouvir os seus problemas, seus novos desafios e também as críticas e sugestões para melhoria de nossos equipamentos e serviços.

Compartilhe:

Tecnologia

Zanoni Equipamentos © 2020 - Todos os direitos reservados.